Reforma Política - 3º Setor

Nome Fantasia:

Reforma Política

Segmento:

3º Setor

Sobre o Cliente:

A Plataforma da Reforma Política, um conjunto de organizações/redes/fóruns/movimentos e articulações que se reuniram com o objetivo de lutar pela reforma do sistema político por Iniciativa Popular, tendo como estratégias: discutir e mobilizar a sociedade para o debate, e, incidir no debate realizado no Congresso Nacional, inclusive para disputar o conceito do que se entende como reforma política. Em relação ao Congresso em 2007 provocou a criação da Frente Parlamentar pela Reforma Política com participação popular. Frente esta que inovou ao ter na sua coordenação não só parlamentares mas também organizações da sociedade civil.

Case:

A Cálix foi contratada pela Plataforma da Reforma Política para realizar a atualização de versão do CMS (Content Management System) e para a migração de toda a plataforma eletrônica (portal e contas de e-mail) para um novo datacenter e novos servidores.

O Plataforma da Reforma Política opera de forma totalmente eletrônica através de seu site (http://www.reformapolitica.org.br) e de páginas nas principais redes sociais, que são utilizadas no relacionamento com a população em geral e na divulgação da luta pela Reforma Política por Iniciativa Popular.

Tecnologias e Ferramentas Empregadas:

Joomla!®: sistemas de gestão de conteúdo (Content Management System - CMS), de código aberto (licença GNU/GPL) e desenvolvido em PHP, utilizado para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, catálogos de produtos/serviços e diversos outros formatos de conteúdo.

Servidor Apache®: é o mais bem sucedido servidor web livre da atualidade. Foi criado em 1995 por Rob McCool, então funcionário do NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Em pesquisa realizada em maio de 2010, o Apache serviu aproximadamente 54,68% de todos os sites e mais de 66% dos milhões de sites mais movimentados. É a principal tecnologia da Apache Software Foundation, responsável por mais de uma dezena de projetos envolvendo tecnologias de transmissão via web, processamento de dados e execução de aplicativos distribuídos.

PHP®: linguagem de programação interpretada livre, criada por Rasmus Lerdorf em 1995 e mantida por uma organização chamada The PHP Group, é um software livre, licenciado sob a PHP License, e amplamente utilizado na atualidade para o desenvolvimento de aplicações para web. O Facebook® é um ótimo exemplo de aplicação desenvolvida nesta linguagem de programação.

MySQL®: sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface e um dos bancos de dados mais populares da atualidade, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo. Dentre os usuários do banco de dados MySQL estão: NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S. Army, U.S. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google e outros.

Webservices: solução tecnológica amplamente utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes, assim é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis, pois podem enviar e receber dados entre si.


IMPRIMIR