Hamburg Süd - Marítimo

Nome Fantasia:

Hamburg Süd

Segmento:

Marítimo

Sobre o Cliente:

O Grupo Hamburg Süd combina uma variedade de serviços da cadeia de logística. No transporte marítimo de contêineres, o grupo é representado por duas marcas: a Hamburg Süd, transportadora alemã, e a Aliança, empresa brasileira de navegação, que opera com navios de bandeira brasileira. Além disso, está presente no mercado de transportes marítimos com os nomes Rudolf A. Oetker (RAO) e Aliança Granel (Aliabulk). Existe ainda mais um elo na cadeia, a Colombus Shipmanagement GmbH (CSG), cuja responsabilidade vai de gestão técnica e da tripulação ao gerenciamento de materiais.

Case:

A Hamburg Süd, contratou a Cálix para a análise, desenvolvimento e implantação de uma ferramenta de Business Intelligence, capaz de produzir relatórios e indicadores integrando os dados oriundos dos sistemas de informação utilizados na operações.

A ferramenta deveria possibilitar a integração com sua intranet para geração de relatórios operacionais, e também possibilitar a produção de indicadores e dashboards para apoiar seu quadros na gestão e tomada de decisões.

A Cálix realizou todas as atividades de análise de requisitos, definição dos relatórios, indicadores e cubos de dados, instalação, configuração e implantação da ferramenta.

Tecnologias e Ferramentas Empregadas:

Pentaho BI®: é uma plataforma de BI centrada em processos e orientada a soluções composta por componentes de BI que permitem as organizações desenvolverem uma solução completa e integrada para problemas de BI. A plataforma é composta de servidores J2EE, segurança, portais, workflow, regras de negócios, colaboração, gestão de conteúdo, integração de dados, análise e ferramentas de modelagem do sistema em desenvolvimento.

MySQL®: sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface e um dos bancos de dados mais populares da atualidade, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo. Dentre os usuários do banco de dados MySQL estão: NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S. Army, U.S. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google e outros.

Oracle®: sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), da Oracle® Corporation, que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias não haviam percebido, quando encontrou uma descrição de um protótipo funcional de um banco de dados relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se empenhado em comercializar essa tecnologia. Além da base de dados, a Oracle® desenvolve uma suíte de desenvolvimento chamada de Oracle® Developer Suite, utilizada na construção de programas de computador que interagem com a sua base de dados. A Oracle® também criou a linguagem de programação PL/SQL, utilizada no processamento de transações.

Java®: linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems®, e atualmente mantida pela Oracle®, a linguagem Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não sua única linguagem, pois a plataforma é composta por diversas linguagens, frameworks e extensões para uma gama de dispositivos e plataformas.

Webservices: solução tecnológica amplamente utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes, assim é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis, pois podem enviar e receber dados entre si.

Enterprise Architecture®: é uma ferramenta, desenvolvida pela Sparx Systems, que integra ambiente completo de modelagem baseada em equipes que contempla o pleno desenvolvimento do ciclo de vida do produto, com ferramentas para modelagem de negócios, engenharia de sistemas, arquitetura corporativa, gerenciamento de requisitos, projeto de software, geração de código e testes.

Unified Modeling Language® (UML): é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração que permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados para representar: estrutura, comportamento, agrupamento e anotação.


IMPRIMIR